quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Importância da Interação Humano-Computador

Com o avanço tecnológico e o aprimoramento da interação entre homem e computador, passamos a necessitar de interfaces de fácil utilização no cotidiano de todos os usuários de forma cada vez mais urgente. A cada dia, as pessoas estão mais dependentes da tecnologia e, consequentemente, mais exigentes com a qualidade da mesma, não admitindo perdas de tempo ao se utilizarem de recursos tecnológicos.


É justamente no estudo da relação homem X máquina, que se encontra a Interação Humano-Computador (IHC). A área de estudos é voltada para o entendimento de todo o processo de comunicação que ocorre entre o ser humano e um computador. Visa tornar esta interação mais fácil por meio de interfaces “amigáveis”, de forma que todo e qualquer usuário possa utilizar os recursos disponíveis em uma máquina de forma fácil e eficiente.

Dois aspectos de um sistema são particularmente importantes: comunicabilidade e usabilidade.

Comunicabilidade: É a qualidade relacionada ao fato do usuário perceber e compreender, apenas por meio da interface, o objetivo do sistema, ou seja, o que o sistema se propõe a realizar.

Usabilidade: São os fatores que tornam um sistema fácil de ser utilizado, e é a característica que mensura o grau de satisfação de um usuário ao interagir com uma interface.

Por isto, ao desenvolver um sistema, não se apegue apenas a detalhes de implementação: não abandone a interface! Lembre-se que é por meio desta que o sistema se mostra a todos. Além disso, esta é a forma pela qual o usuário percebe e analisa todo o produto final, ou seja, se o sistema está bom ou ruim. É importante levar em conta os usuários e desenvolver sistemas com interfaces amigáveis, ou seja, de boa comunicabilidade e usabilidade.

Link curto: http://ht.ly/8YIQ0

Um comentário:

  1. Estamos montando um canal no Youtube sobre Interação Humano-Computador baseado no livro do autor David Benyon, segue o link:

    http://www.youtube.com/playlist?list=PL702DA056109B30A3


    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...