sábado, 10 de março de 2012

A Importância do Inglês no Mercado de TI

Por Letícia Fernandes.

De acordo com a Wikipedia, a lingua inglesa é a mais falada no mundo. Por conta disso, o inglês é a língua de escolha para comunicação em eventos, publicações e negociações internacionais, o que cria a necessidade no mercado de trabalho por profissionais que saibam e dominem a língua. Mas por que razões essa necessidade surge? Para responder a esta pergunta, vamos examinar quatro pontos que ocorrem na formação de um profissional de TI.

O primeiro ponto a ser discutido é a falta de materiais para estudo. Qualquer profissional de TI, vai precisar de algum material de referência para estudar, por exemplo, uma nova ferramenta que deseje dominar. Esses materiais podem, em alguns casos, ser encontrados em português, mas o padrão é que mesmo estes sejam traduções de material originalmente escrito em Inglês. Em todo caso, o profissional que souber inglês vai ter um maior número de materiais a sua disposição, enquanto que, o profissional que não domina a língua pode encontrar dificuldades em conseguir material de base.

Outro ponto importante se refere ao aprendizado de linguagens de programação. A maioria das linguagens de programação, têm sua API (documentação da linguagem) escritas em Inglês. O profissional que desejar saber mais sobre uma linguagem, e quiser, por exemplo, tirar uma certificação na mesma, vai precisar estudar toda a API da linguagem. Claramente, essa situação favorece àqueles que sabem inglês, visto que não sentirão tantas dificuldades na leitura e na prova para a certificação. Em alguns casos, a própria prova será aplicada com enunciados em Inglês.

Uma característica pertinente ao profissional da nossa área também é a habilidade de se manter informado sobre as novidades em TI. Um exemplo relacionado é o deste blog. Sempre estamos buscando por notícias, materiais interessantes, ou coisas afins relacionadas a TI para compartilhar com nossos leitores. Ocorre que estas novidades aparecem na internet primeiro em inglês, o que dá, mais uma vez, vantagem aos profissionais que sabem inglês e acompanham uma boa seleção de sites especializados.

Por fim, temos a atuação do profissional no mercado de trabalho, onde estes pontos (e outros) serão colocados em prática. Nesse contexto, o profissional vai conviver com textos, materiais e ferramentas que, em muitas ocasiões, estarão disponíveis somente em inglês. Outra possibilidade envolve cooperação com empresas estrangeiras, situação em que será necessário conversar com pessoas que não falam português. Nesses casos, conhecer a língua e falá-la bem pode ajudar a conseguir cargos mais interessantes em sua carreira nas empresas de TI. Este perfil de profissional é almejado por empresas que realizam negócios além das fronteiras brasileiras e, por isso, ter domínio do inglês dá uma vantagem competitiva.

Às vezes a falta da língua pode ser suficiente, inclusive, para que profissionais competentes percam vagas de emprego. Esse fator pode ser decisivo para a sua contratação ou promoção dentro da empresa em que trabalha. O vídeo abaixo nos mostra isso e muito mais em favor da língua no currículo em qualquer área:


Tenha em mente que a área de TI costuma ter uma demanda maior pela língua, dada a velocidade com que novas tecnologias emergem, entre outros fatores.

A partir destes quatro pontos, podemos perceber que o Inglês é fundamental  na nossa área. Ainda não sabe inglês? Sugerimos começar o quanto antes a estudar esta língua e procurar aprendê-la, pois isso pode garantir um futuro melhor para a sua carreira.

Link curto: http://ht.ly/9zYDk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...